Palestrante enfatizou que valores e princípios são vitais às empresas familiares

01 de julho de 2016
Palestrante enfatizou que valores e princípios são vitais às empresas familiares

A ADCE Caxias do Sul realizou mais uma palestra do ciclo Liderança com Valores no dia 30 de junho, na CIC Caxias, reunindo cerca de 170 pessoas. A Feira de Solidariedade divulgou diversas entidades parceiras da ADCE Caxias do Sul aos participantes do evento, que também foram recepcionados pelos palhaços Chico, Joaninha e Tortéi, do grupo Médicos do Sorriso.

Gabriel Mognaga, presidente da ADCE Caxias do Sul Gestão 2016, repassou recados da Associação aos presentes. Após, foi realizada a formatura dos novos adeceanos, participantes do 75° Encontro de Reflexão e da 5ª Escola da Fé, parabenizando em nome da ADCE, com a certeza de que a semente plantada em solo fértil já está produzindo ótimos frutos, através de ações concretas dos Líderes Éticos em suas famílias, empresas e sociedade. Após, todos permaneceram no palco durante o tradicional momento de espiritualidade promovido pelo Frei Álvaro Morés.

Então, a empresária Cláudia Tondo, sócia da Tondo Consultoria e consultora em empresas familiares, falou sobre o tema “Lideranças e a preservação de valores nas famílias empresárias”. Ela iniciou sua participação no evento com a definição de valores. “É o que se vive no dia-a-dia. Não tem como não expressarmos nossos valores, pelo que somos e fazemos”, afirmou. Valores facilitam a continuidade de uma empresa e também são essenciais para a continuidade da união entre os envolvidos, dando atenção às relações dos negócios e juntamente com as relações familiares.

Ela então citou acordos e protocolos familiares, onde os acordos morais têm mais valor que os jurídicos: é de grande interesse que a família tenha esta prática de conversar sobre assuntos difíceis sem necessitar levar à esfera jurídica. A palestrante ainda comentou que herança é transmissão do valor associado ao que se recebeu. Ela abordou ainda o processo de sucessão e a importância do gestor familiar também se ver como sócio, enquanto acionista.

É necessário existirem foros diferentes para abordar assuntos da família, da sociedade e da empresa. De acordo com Claudia, empresas familiares que se mantém no mercado tem rendimento acima da média, principalmente quando os princípios e os valores dos fundadores são respeitados e levados adiante. A palestrante então abriu espaço para perguntas. Ao final, foram sorteados seis livros entre os presentes.

Foi requisitado que o público do evento contribuísse com alimentos não perecíveis, doados ao Banco de Alimentos. Na edição passada, em 19 de maio, foram arrecadados 170 kg de alimentos. Uma novidade é que a PATNA (Pastoral de Apoio ao Toxicômano Nova Autora) é a nova parceira do Liderança com Valores, unindo-se na Feira da Solidariedade com Associação Amigos dos Médicos do Sorriso, Banco de Alimentos de Caxias do Sul, Domus, Projeto Mão Amiga e Projeto Pescar.

Cadastre-se e receba nossas novidades