Respeito aos valores garante sucesso às empresas

29 de julho de 2016
Respeito aos valores garante sucesso às empresas

A edição de julho do ciclo de palestras Liderança com Valores, promovida pela ADCE Caxias do Sul, foi realizada na noite de 28 de julho na CIC Caxias. Reunindo cerca de 200 pessoas, o evento iniciou com o presidente da entidade, Gabriel Francisco Mognaga, dando boas-vindas aos presentes. Ele ainda chamou ao palco o coordenador do próximo Encontro de Reflexão, José Luiz Facchin, o coordenador do Tá na Mesa com a ADCE, Luceval Delazzeri, e o adeceano Jaime Lorandi.

Após os recados, Mognaga apresentou a todos o Dirigente Cristão do Ano de 2016, Agenor Fortuna, e o vice-presidente definido para a Gestão 2017, Gelso Furlin. Em seguida, Frei Álvaro Morés realizou o momento de espiritualidade, desta vez acompanhado pelo coral de crianças da Igreja Nossa Senhora de Fátima, do Bairro Beltrão de Queiróz.

Então, teve início a palestra “Valores como pilar estratégico nas organizações” com Sérgio Cavalieri, presidente da ADCE Brasil, da UNIAPAC América e do Conselho de Administração da ALE Combustíveis S.A., e membro de diversos Conselhos de Administração de Empresas do Grupo ASAMAR.

Primeiramente, Cavalieri parabenizou o engajamento da ADCE Caxias, em seguida falando sobre sua trajetória pessoal e do Grupo ASAMAR, além de apresentar o histórico da UNIAPAC e da ADCE no Brasil. O palestrante mencionou também a mudança de paradigma causada pelo impacto da tecnologia, permitindo uma gestão voltada à responsabilidade social e não focada somente no lucro. Ainda dividiu com os presentes sua visão sobre a atividade empresarial hoje em dia, alinhada às demandas do mundo atual. “O ser humano é o centro das decisões de uma empresa”, lembrou.

Cavalieri citou objetivos do desenvolvimento sustentável, com metas a serem quantificadas e alcançadas até 2030, ilustrados pela principal mensagem da ONU: “Não deixaremos ninguém para trás”. O empresário ainda apontou como valores são imutáveis e essenciais para um negócio ter sucesso neste mundo imprevisível. Após, mencionou o programa Empresas com Valores, voltado ao ensinamento social cristão, onde os empresários tem o objetivo de estudar, compartir e levar ensinamentos para o dia-a-dia das empresas.

“Não é o romantismo por trás disso, os números comprovam que é estratégico ter valores orientando seus negócios. A empresa não é somente números, tem a ver com a vida das pessoas e da sociedade. Ela gera riqueza e propicia trabalho, que dignifica a pessoa.” Cavalieri encerrou a palestra lembrando a mudança da postura e atitude da Igreja com a chegada do Papa Francisco e sua linguagem simples, que fala direto ao povo.

A Feira de Solidariedade divulgou algumas das entidades parceiras da ADCE Caxias do Sul aos participantes do evento, que também foram recepcionados pelos palhaços Chico e Joaninha, do grupo Médicos do Sorriso. Foi requisitado que o público do evento contribuísse com alimentos não perecíveis, doados ao Banco de Alimentos. Na edição passada, em 30 de junho, foram arrecadados 170 kg de alimentos. 

Cadastre-se e receba nossas novidades