Amor ao que se faz é o que inspira o empresário Tarcísio Michelon

31 de outubro de 2016
Amor ao que se faz é o que inspira o empresário Tarcísio Michelon

A edição de outubro do ciclo de palestras Liderança com Valores, última do evento em 2016, é promovida pela ADCE Caxias do Sul e foi realizada na noite de 27 de outubro na CIC Caxias. Reunindo 180 pessoas, o evento iniciou com o vice-presidente da entidade, Juarez Fochesatto, dando boas-vindas aos presentes e lembrando que ele assumirá a presidência da ADCE Caxias do Sul para a Gestão 2017. Em seguida, a adeceana Neura De Boni Santos, presidente da Pastoral de Apoio ao Toxicômano Nova Aurora (Patna), explicou um pouco do trabalho da entidade.

Então, Frei Álvaro Morés teve a palavra para ofertar o momento de espiritualidade e, após, foi realizada a entrega dos certificados aos novos adeceanos, participantes do 76° Encontro de Reflexão e da 6ª Escola da Fé, onde ao final a canção “Amigos para Sempre” foi entoada pelo casal adeceano Rúbia Silvestre Borges e Rafael Scopel Antunes, acompanhados animadamente por todos os presentes. Depois, Frei Álvaro foi homenageado com a entrega de um candeeiro, representando a luz que ele é para todos os adeceanos.

Dando continuidade ao evento, o empresário Tarcísio Michelon, diretor executivo da rede de hotéis Dall`Onder, iniciou sua palestra “O envolvimento do líder ético no desenvolvimento econômico e social”. Ele é reconhecido pelo crescimento e consolidação do turismo em Bento Gonçalves, onde criou projetos como Maria Fumaça, Caminhos de Pedra e Casa de Ovelha, entre outros. Também é um incentivador das vinícolas da região e cônsul honorário da Itália para Bento Gonçalves. Ainda, é idealizador e presidente do Instituto Tarcísio Michelon, que tem como objetivo fomentar a cultura e a arte, com foco nas crianças e jovens em vulnerabilidade social.

Michelon começou falando sobre o que inspirou o investimento em turismo em Bento Gonçalves e região: um conselho materno. Sua mãe, com experiência em hotelaria, explicou que os turistas gostam de ver “tudo que era nosso”, o que o levou à valorização da cultura local. O palestrante continuou contando a história dos seus projetos, como o Coral dos Pequenos Cantores, Hotel Dall’Onder e Caminhos de Pedra, entre tantos outros empreendimentos. Ele ainda afirmou que “o Vale dos Vinhedos é uma marca mais famosa que Bento Gonçalves” e apontou a aproximação com a Casa Valduga.

“O processo do turismo proporciona revoluções que a gente pensa serem impossíveis” disse, lembrando da importância de investir em cultura. Ilustrou isto com sua participação, em 1995, na série Gente que Faz, minidocumentários promovidos pelo antigo Bamerindus e veiculados na Rede Globo. Pontuada pelo bom humor e comentários em dialeto vêneto, a fala de Michelon enfatizou sempre o que move seu empreendedorismo: fazer tudo com muito amor.

Para encerrar o evento, o presidente Gabriel Mognaga teve a palavra e homenageou alguns dos responsáveis pelo bom andamento do primeiro ano do Ciclo de Palestras Liderança com Valores: Alex Sandro Tonietto, Vanei José Geremia e Everton Mezzomo. Foram sorteados exemplares do livro “Paraíso Solidário”, entregues pelo autor Jaime Lorandi e, em seguida, falando em nome da turma do 76° Encontro de Reflexão, Altair Miriam agradeceu os ensinamentos recebidos. Também foram celebrados os adeceanos Gelso Furlin, vice-presidente da Gestão 2017, e Nilto Rech, atual presidente do Conselho Consultivo da ADCE Caxias do Sul.

A Feira de Solidariedade divulgou algumas das entidades parceiras aos participantes do evento, que também foram recepcionados pelos palhaços Joaninha e Leleco, do grupo Médicos do Sorriso. O público do evento contribuiu com alimentos não perecíveis, doados ao Banco de Alimentos de Caxias do Sul.

Cadastre-se e receba nossas novidades