Entidades se unem e incentivam contribuintes a doar imposto de renda para fundos e programas

06 de dezembro de 2016
Entidades se unem e incentivam contribuintes a doar imposto de renda para fundos e programas

Até o último dia bancário, que neste ano será 30 de dezembro, é possível que o contribuinte e as empresas realizem a doação, por meio do seu imposto de renda (IR), em benefício a diversos fundos, entidades beneficentes e projetos sociais de Caxias do Sul. Conforme normativa da Receita Federal, no caso da pessoa física (PF), que faz a declaração de modo completo, esta doação será deduzida até o limite de 6% do imposto devido apurado na declaração ano base 2016, entregue em 2017. Já as empresas podem doar até 1% do valor do IR pessoa jurídica (PJ) devido, no ato do pagamento do imposto, conforme tributação escolhida, que somente o contador pode orientar. Qualquer empresa pode doar, porém empresas optantes pelo Lucro Real recebem restituição do IR.

Em Caxias do Sul, a ADCE (Associação de Dirigentes Cristãos de Empresas), Sescon-Serra Gaúcha, UCS, Mão Amiga e COMDICA se uniram para divulgar essa possibilidade entre a comunidade e os empresários da cidade. O presidente da ADCE e coordenador da ação, Gabriel Mognaga, explica que segundo dados da Receita Federal, nas declarações referentes a 2015, apenas R$ 1,2 milhões foram destinados para a cidade, sendo que esse número poderia ter sido de R$ 12 milhões. “Precisamos que as pessoas se conscientizem a fazer essas destinações e assim deixar essa verba aqui no município. São muitas entidades que se mobilizam o ano todo para fazer o bem e esta ação é uma ótima forma de ajudar quem tanto precisa”, explica Gabriel.

O grupo conseguiu espaço em rádios, outdoors e em eventos para divulgar a ação, mas busca o apoio de toda cidade e como o prazo para doação, principalmente de empresas, encerra em dezembro de 2016, toda ajuda será bem-vinda. Apoiador e incentivador da causa, Frei Jaime Bettega, que está à frente de muitas causas na cidade, também ajuda a divulgar a ação. “A bondade transforma histórias de vida”, pontua.

O presidente do Sescon-Serra Gaúcha, Ronaldo Tomazzoni, afirma que a entidade está engajada na campanha, divulgando à classe contábil a importância dessa ação para a sociedade. “Vale ressaltar que o valor desembolsado, indicado na declaração, será compensado do imposto de renda a pagar ou será restituído. O valor arrecadado pelo município será aplicado em diversos projetos de Caxias do Sul”, esclarece Tomazzoni.

Inclusive, o curso de Ciências Contábeis da UCS e o NAF (Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal) do referido curso elaboraram um guia apresentando as possibilidades de destinação do Imposto de Renda para orientar os contribuintes. A Coordenadora do curso de Ciências Contábeis, Profa. Marlei Salete Mecca, informa que o referido guia está disponível gratuitamente no Bloco J da UCS em Caxias do Sul.

Cadastre-se e receba nossas novidades