Exercícios e alimentação adequada são os segredos para um organismo saudável

28 de junho de 2019
Exercícios e alimentação adequada são os segredos para um organismo saudável

 A ADCE Caxias do Sul reuniu 157 pessoas na edição do ciclo de palestras Liderança com Valores realizada no dia 27 de junho na CIC Caxias. O presidente Darci De David deu as boas-vindas a todos e repassou recados da entidade, enfatizando a 17ª edição do Tá na Mesa com a ADCE, que será no dia 17 de agosto. Após, os coordenadores do 81º Encontro de Reflexão, Moacir Basso e Janete Oliveira Buniatti, entregaram os certificados aos novos adeceanos presentes, seguido pelo orientador espiritual Frei Álvaro Morés, que realizou o tradicional o momento de reflexão e espiritualidade do evento.

O palestrante desta edição foi o médico Cláudio Rhein, graduado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com especialização em Pediatria, Alergia e Homeopatia Tradicional, além da formação em Medicina Tradicional Chinesa. O tema debatido foi “Saúde: da infância à velhice”. 

Dr. Rhein falou sobre a necessidade de uma medicina que promova a saúde, além de citar um pouco da sua trajetória de 43 anos de profissão, principalmente voltada à homeopatia e à Medicina Tradicional Chinesa. Então, o palestrante iniciou sua explicação de como é possível ser saudável, vivendo no conforto de um corpo que funciona bem.

De acordo com ele, a medicina ocidental está intimamente ligada à indústria farmacêutica. “A doença não é algo natural, mas sim um sintoma de uma causa anterior. Ficamos doentes porque não cuidamos da maneira devida do nosso corpo. Morrer por doença é humilhação”, afirmou. Nosso corpo é perfeito e devemos cuidar muito bem dele, por ser a nossa fortuna. O médico também falou sobre a importância da alimentação adequada desde a gravidez da mãe, passando pelo aleitamento materno do bebê e para o resto da vida. 

A pergunta que precisa de resposta é: por que ficamos doentes? A condição para que o corpo seja saudável é que o sangue seja alcalino, e não ácido. Segundo o Dr. Rhein, a causa da acidez está na química dos medicamentos, no sedentarismo e na alimentação inadequada.

Entre os alimentos impróprios citandos por ele, estão açúcar branco, farinha refinada, leite de vaca, carne vermelha, queijo, gordura saturada trans, margarina, alimentos processados (como fast food, por exemplo) e sal em excesso. O médico explicou alguns dos problemas causados pelo consumo desses alimentos. “Não é possível adoecer com atividade física e alimento que alcaliniza. O conselho é alimente-se bem, durma bem e mexa-se.” 

Para Dr. Rhein, o órgão mais importante é o fígado. Tudo tem início neste órgão, pois ele que processa os alimentos e, também, as impressões emocionais. “Fígado sobrecarregado nos deixa intranquilos, irritados e deprimidos, pois nele se acumulam as emoções não processadas. Ele se reequilibra por meio de alimentos verdes amargos e azedos.” Ele ainda comentou sobre as funções de outros órgãos, como vesícula, baço, pâncreas e estômago, entre outros.

Finalizou a palestra explicando que crianças saudáveis serão adultos e idosos também saudáveis. “A qualidade do estilo de vida da pessoa irá determinar a qualidade da velhice que irá viver. Não há como colher o que não se plantou.”

Na noite do evento foram arrecadados 120 quilos de doações para o Banco de Alimentos de Caxias do Sul. No local, também foi realizada a Feira da Solidariedade, divulgando parceiros da ADCE Caxias do Sul.


Cadastre-se e receba nossas novidades