Professor Paulo Rocha apresentou seu Índice de Conjugalidade em palestra da ADCE Caxias do Sul

18 de maio de 2017
Professor Paulo Rocha apresentou seu Índice de Conjugalidade em palestra da ADCE Caxias do Sul

A edição de maio do ciclo de palestras Liderança com Valores, promovido pela ADCE Caxias do Sul, reuniu 240 pessoas no dia 17 de maio, na CIC Caxias. O presidente Juarez Fochesatto deu as boas vindas, seguido pelo depoimento de Alexandro Ferreira, coordenador executivo do Observatório Social de Caxias do Sul, explicando sobre o trabalho da entidade. Após, Frei Alvaro Morés promoveu o momento espiritual da noite. Com o tema “VIVER A DOIS: os desafios para manter a sintonia do casal”, o consultor e professor Paulo Rocha teve a palavra, iniciando com o agradecimento pelo convite e falando sobre a importância de ainda acreditar na instituição do casamento. “A comunicação entre dois corações não tem ruído”, afirmou. Começou, então, a explicar sobre o Índice de Conjugalidade, uma criação sua.

Quem tem o que ele chama de “vocação de casal”, busca a felicidade através da união. “Entre a intenção e a execução há um longo caminho”, explicou, falando sobre a estabilidade em uma relação amorosa. De acordo com o professor, são necessários exercícios de renovação adequados às circunstâncias da vida. Rocha proporcionou um momento de reflexão, com todos discutindo as causas de um relacionamento dar certo ou não. As respostas, de acordo com ele, são inúmeras. “Na realidade, somente o amor não tem sido suficiente. Mesmo ele sendo tão poderoso, ele deve ser constantemente defendido, pois poucas coisas são tão assediadas”, sentenciou. O matrimônio é um trabalho construído ao longo dos dias, onde um ajuda o outro a amadurecer, em aprendizado constante.

O Índice de Conjugalidade fornece ferramentas que ajudam o amor a vencer as intempéries pelas quais passa, mas antes mede a “temperatura” do casal. Ele é composto de cinco vetores: observação de outros casais, itens extraídos do cotidiano, saúde financeira, projetos de vida em comum e satisfação sexual.

Ele fez um exercício entre os presentes, avaliando quais os itens mais importantes para a felicidade dos casais. Como conselho para equilibrar estes itens, Rocha citou que os seres humanos foram abençoados com o dom do diálogo, sendo essencial falar a verdade com amor.

Foram arrecadados 80 quilos de doações para o Banco de Alimentos de Caxias do Sul. No local, também sendo realizada a Feira da Solidariedade, divulgando parceiros da ADCE Caxias do Sul.

Cadastre-se e receba nossas novidades