Diálogo e afeto são essenciais na prevenção ao suicídio

26 de outubro de 2018
 Diálogo e afeto são essenciais na prevenção ao suicídio

A ADCE Caxias do Sul promoveu a última edição de 2018 do ciclo de palestras Liderança com Valores, no dia 25 de outubro, na CIC Caxias, O presidente Gelso Furlin recepcionou os 165 presentes, seguido pelo momento reservado para as entidades parceiras da ADCE, onde Maria Lúcia Bettega falou sobre o Projeto Mão Amiga. Após, foram entregues os certificados para os participantes do 80° Encontro de Reflexão, que acompanharam do palco o momento de oração realizado pelo orientador espiritual Frei Álvaro Morés.

Com o tema “Suicídio: a importância da família na prevenção”, o psiquiatra Dr. Ricardo Nogueira foi o palestrante da noite. Em sua fala, ele apontou que o suicídio é causado por uma soma de fatores, e não somente por um propósito apenas. Também, citou como afeta aos chamados “sobreviventes”, como familiares e amigos. O psiquiatra abordou, então, o histórico familiar como algo a ser observado, de acordo com suas pesquisas. 

Dr. Nogueira enfatizou como a discussão sobre esse assunto é uma maneira importante e necessária de prevenção. Ainda, repassou aos presentes alguns dados referentes ao tema, com números do mundo e do Brasil, mais especificamente do Rio Grande do Sul, estado com uma das maiores taxas de suicídio.

A divulgação, por meio de campanhas como o Setembro Amarelo, promove esta tão importante discussão pois, depois de décadas de silêncio, o suicídio finalmente está sendo visto como problema de saúde pública. “Devemos conhecer o problema para poder resolvê-lo.” Então, o palestrante contou como foi a criação do programa de prevenção ao suicídio do qual faz parte e seu funcionamento. 

Durante a palestra, Margarete Isoton de David, representante da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Caxias Sul, deu um breve depoimento sobre os dados do município e sobre o Comitê de Enfrentamento, que está trabalhando com mapeamento de suicídios e tentativas. 

Na sequência, Dr. Nogueira falou sobre mitos em relação ao suicídio, frases de alerta e como lidar com alguém depressivo e que apresente pensamentos suicidas. “Depressão é tolerável, mas com o passar do tempo e com os efeitos colaterais do medicamento, a pessoa se desespera. Ninguém quer morrer, mas sim acabar com o que está a fazendo sofrer.”

O que realmente importa e deve sempre ser valorizado é o amor e nossos laços afetivos, ou seja, ficarmos perto de quem amamos. O recado final do palestrante foi enfático: “não deixe ninguém só”. O psiquiatra também respondeu a algumas questões dos participantes do evento.

Foram arrecadados 90 quilos de doações para o Banco de Alimentos de Caxias do Sul. No local, também foi realizada a Feira da Solidariedade, divulgando parceiros da ADCE Caxias do Sul.

Clique aqui e visite a página no Facebook da qual é Dr. Ricardo Nogueira é o administrador.


Cadastre-se e receba nossas novidades