Professora da PUC Minas explicou sobre espiritualidade prática e sua relação com a saúde

31 de agosto de 2018
Professora da PUC Minas explicou sobre espiritualidade prática e sua relação com a saúde

Na noite de 30 de agosto, a ADCE Caxias do Sul promoveu mais uma edição do ciclo de palestras Liderança com Valores, na CIC Caxias. O presidente Gelso Furlin recepcionou os 165 presentes com recados da entidade. No momento reservado para as entidades parceiras da ADCE, o adeceano Luceval Delazzeri divulgou o evento beneficente Mão Amiga Gourmet, do qual é coordenador. Após, o orientador espiritual Frei Álvaro Morés realizou o momento de oração do evento.

Então, foi a vez da palestrante desta edição, a psicóloga Anna Cristina Pegoraro de Freitas, professora da PUC Minas e mestre em Ciências da Religião, falar sobre o tema “Espiritualidade e saúde”. Ela citou o fator espiritualidade nas nossas vidas relacionado com o mundo atual em que vivemos, extremamente estressante e no qual não temos tempo para nos dedicarmos a nós mesmos. “Ficamos perto pessoalmente, mas não emocionalmente”, apontou. Segundo a palestrante, são mudanças que o mundo moderno traz, e devemos buscar o equilíbrio: a espiritualidade vem nos ajudar a pensar nessa questão. 

A professora, então, comentou sobre sua pesquisa com idosas, das vivências aprendidas com esse convívio e da visão de espiritualidade que cada uma tinha. Em seguida, Anna Cristina elencou os conceitos de religião, religiosidade, espiritualidade e ciência, para explicar que um não é necessariamente inerente ao outro, mas eles podem, sim, relacionarem-se entre si.

A palestrante explicou o termo coping, que tem um papel central na relação entre religiosidade, espiritualidade e saúde, sendo um conjunto de estratégias utilizadas para uma pessoa para se adaptar a circunstâncias de vida adversas. Um dos métodos mais utilizados de coping, de acordo com pesquisas, é a oração. Por isso, é bem-vinda a importância do médico estar atento à dimensão espiritual do paciente. Anna Cristina fez referências sobre ferramentas criadas por pesquisadores para direcionar a abordagem da espiritualidade na prática clínica. Ao final, para a professora, é essencial lembrarmos que todas as respostas estão dentro de nós mesmos.

Foram arrecadados 130 quilos de doações para o Banco de Alimentos de Caxias do Sul. No local, também foi realizada a Feira da Solidariedade, divulgando parceiros da ADCE Caxias do Sul.

Cadastre-se e receba nossas novidades