Descontração, felicidade e empoderamento marcaram palestra de Leila Navarro para a ADCE Caxias do Sul

02 de julho de 2018
Descontração, felicidade e empoderamento marcaram palestra de Leila Navarro para a ADCE Caxias do Sul

 A ADCE Caxias do Sul realizou mais uma edição do ciclo de palestras Liderança com Valores no dia 28 de junho, na CIC Caxias. Cerca de 240 pessoas estiveram presentes e foram recepcionados pelo presidente da ADCE Caxias do Sul, Gelso Furlin. Então, uma representante do INAV – Instituto da Audiovisão falou sobre a entidade e divulgou diversas maneiras de colaborar. Após, foram entregues os certificados dos participantes do 79° Encontro de Reflexão e, com todos no palco, o orientador espiritual Frei Álvaro Morés realizou um momento de espiritualidade. 

O evento desta vez teve como tema “Virar o jogo: como se manter motivado e produtivo diante dos novos desafios”, onde a palestrante reconhecida nacionalmente Leila Navarro fez uma grande entrada, precedida por um vídeo com montagens dela própria interagindo em diversas cenas de filmes famosos. Bem humorada, animou a todos falando sobre coragem e felicidade. 

Para ela, a vida pode ser comparada com um jogo de videogame: enquanto se está jogando é preciso ter garra. Quando se ganha, é game over. “O que vale a pena é querer estar no jogo, ele fazer sentido, não somente ganhar.” Ela logo avisou que esta seria uma palestra “atitudional”, referente a ter atitude, apontando que saber e não fazer é a mesma coisa que não fazer. “Quando aprendo algo, sempre muda algo em mim. Aprendizado é mudança, é agregar”, afirmou.

Então, ela começou a repassar seus conceitos sobre quem é pobre e é rico, que permeou constantemente o restante de sua fala. Segundo ela, pobre é quem dificulta, vê o lado negativo, é apegado ao passado. 

Contando histórias de sua vida pessoal, Leila utilizou comentários divertidos para entreter o público e passar sua mensagem. Entre elas, está a noção de que estamos revisitando o mundo, revendo conceitos e paradigmas. A palestrante também citou a importância dos sonhos. “A essência e base do empreendedorismo é sonhar. Quem fala do sonho que não tem é miserável. Eu sonho pra realizar, e para isso é preciso planejamento estratégico.” 

Para Leila, o essencial é continuar com o que chama de “caixa aberta”: ampliando possibilidades, reconhecendo todas as opções que aparecem durante nosso caminho e aprendendo que adaptações e mudanças fazem parte da vida. Relacionada a isso, está a confiança, seja na vida pessoal e na profissional ou enquanto cidadão. “Quando confio em mim tenho mais capacidade de confiar no outro, além de inspirar a confiança do outro em mim.”

Ela encerrou sua participação falando da importância dos valores, e de como a coragem de ser você mesmo e a coerência entre ações e atitudes são algumas das principais características de um grande líder. Ainda, para Leila, empoderamento é um exercício diário, que sempre a mantém alegre e cheia de energia.

Foram arrecadados 150 quilos de doações para o Banco de Alimentos de Caxias do Sul. No local, também foi realizada a Feira da Solidariedade, onde algumas das entidades que a ADCE Caxias do Sul apoia se fizeram presentes, divulgando suas atividades e seus eventos.


Cadastre-se e receba nossas novidades