A prática da atenção plena melhora a vida de todos ao seu redor

26 de abril de 2018
 A prática da atenção plena melhora a vida de todos ao seu redor

A CIC Caxias recebeu mais uma edição do ciclo de palestras Liderança com Valores, realização da ADCE Caxias do Sul, no dia 25 de abril. Mais de 125 pessoas participaram do evento, onde foram recepcionadas pelas palavras de boas-vindas do vice-presidente da ADCE Caxias do Sul, Darci De David. Neura de Boni dos Santos, representante da Patna, falou sobre a entidade. Após, o orientador espiritual Frei Álvaro Morés realizou o momento de espiritualidade tradicional do evento. 

O tema abordado foi “Mindfulness: mais bem-estar com atenção plena”, com palestra da psicóloga e jornalista Vivian Kratz, especialista em Comunicação e Multimídia, com Aperfeiçoamento em Terapias Cognitivas. Ela começou falando sobre o conceito de atenção ou consciência plena, que é a qualidade de estarmos atentos ao momento presente, o aqui e o agora. 

“Não devemos tratar pensamentos como verdades absolutas, mas coloca-los em perspectiva”, afirmou. Assim, não somos dominados por aqueles que não são positivos e podem trazer rancor, mágoa e angústia, por exemplo. Mindfulness tem a ver com conexão, com abertura, interesse e receptividade. 

Vivian enfatiza que para atingir a atenção plena não é necessária obrigatoriamente a prática de exercícios como a meditação. O importante é sair do piloto automático, e isso pode ser feito em qualquer lugar ou momento, praticando em pequenas oportunidades. Isso promove o engajamento em experiências onde são observados diferentes pontos de vista e foge-se da rigidez. 

A prática da atenção plena reduz o estresse, as reações exacerbadas e as recaídas de episódios depressivos. Ainda, ajuda no manejo da ansiedade, aumenta a criatividade e a consciência corporal, além de nos tornar melhores ouvintes e melhorar nossa memória e o vigor físico e mental, entre diversos outros benefícios. 

A palestrante ainda mencionou a importância de tópicos a serem adotados por conta da atenção plena, como a aceitação, o não julgamento, a paciência e a autoconfiança. Mindfulness não tem apenas a ver com olhar para nós mesmos, mas também em nos tornarmos melhores pessoas para conviver com os outros.

Foram arrecadados 80 quilos de doações para o Banco de Alimentos de Caxias do Sul. No local, também foi realizada a Feira da Solidariedade, onde várias entidades que a ADCE Caxias do Sul apoia se fizeram presentes, divulgando suas atividades e seus eventos.

Clique aqui e confira as fotos do evento na fan page da ADCE Caxias do Sul no Facebook.

Cadastre-se e receba nossas novidades