Florense: três gerações de sucesso nos negócios

02 de abril de 2018
 Florense: três gerações de sucesso nos negócios

A ADCE Caxias do Sul promoveu no dia 29 de março, na CIC Caxias, a primeira edição de 2018 do ciclo de palestras Liderança com Valores. Os 205 presentes foram recepcionados pelas palavras do presidente da ADCE Caxias do Sul, Gelso Furlin. Também, uma representante da coordenação do Centro Assistencial Vitória passou recados da entidade. Após, o orientador espiritual Frei Álvaro Morés realizou o momento de espiritualidade tradicional do evento.

Com formato diferente nesta edição, foi realizado um painel com o tema “Case Florense – Sucessão na empresa familiar: conflitos e soluções”, contando com a presença do vice-presidente e CEO da Florense, Gelson Castellan, e sua esposa, Roberta Muraro Castellan. Na mediação da conversa, a coordenadora de jornalismo da Rádio Gaúcha Serra, Babiana Mugnol, que iniciou saudando os presentes e convidando os palestrantes a falar um pouco sobre suas histórias.

Gelson Castellan começou o bate-papo falando sobre o histórico da empresa Florense e repassando dados sobre empresas familiares no Brasil. Então, ele entrou nos detalhes pessoais dele e da esposa, citando as filhas, e vida acadêmica. Castellan explicou como foi sua ascensão na empresa e realizações das gerações no comando da empresa. “A palavra-chave da primeira geração é empreendedorismo, da segunda geração é transparência e da terceira geração é inovação”, afirmou Castellan.

Ele contou como a diretoria da sua geração inovou e criou diversos fatores para que a Florense se mantivesse constantemente atualizada e com sucesso. Ainda, comentou sobre a estrutura da empresa e o modelo de negócios que utiliza. 

Após, Roberta falou sobre sua experiência enquanto empresária, como diretora da empresa de massas. Castellan, então, ressaltou a importância do apoio da vida familiar, sendo este o pilar essencial, que o manteve forte durante a sucessão de poder na Florense. Roberta destacou que o exercício da paciência e da resiliência são essenciais. “Para viver bem, deve-se também usar o bom humor para superar certas situações que aparecem. É preciso sempre caminhar juntos e apoiar-se um ao outro, com muita humildade, buscando entendimento entre as pessoas e nunca provocando o conflito.” Ela ainda enfatizou a importância da harmonia familiar, confiança e valores em comum. 

Entre outros assuntos abordados, também estiveram a estrutura societária, a relação com o pai de Castellan (senhor Lourenço Castellan, sócio fundador da Florense, que ainda carrega o título de presidente, mesmo não atuando mais na empresa), integração de familiares por meio de contratos, resolução de conflitos familiares por meio de conversas frequentes, reinvenção frequente. Também foram citados valores que devem reinar no meio familiar e no empresarial, além do exercício da liderança pelo exemplo. 

Foram arrecadados 110 quilos de doações para o Banco de Alimentos de Caxias do Sul. No local, também foi realizada a Feira da Solidariedade, divulgando parceiros da ADCE Caxias do Sul.


Cadastre-se e receba nossas novidades