Prof. Paulo Périco falou sobre o futuro da educação no Brasil

27 de outubro de 2017
Prof. Paulo Périco falou sobre o futuro da educação no Brasil

 Reunindo 140 pessoas, a última edição do ano do ciclo de palestras Liderança com Valores da ADCE Caxias do Sul foi promovida no dia 26 de outubro, na CIC Caxias. Além dos recados da ADCE, o presidente da entidade, Juarez Fochesatto, divulgou evento do INAVI e rifa do Projeto Pescar Diamantino. Em seguida, convidou os participantes do 78° Encontro de Reflexão à frente, que receberam seus certificados. Com os novos adeceanos ainda no palco, Frei Álvaro Morés realizou o momento espiritual da noite.

O evento teve continuidade com a palestra “A educação e o desenvolvimento de lideranças”, ministrada pelo Prof. Ms. Paulo F. Périco, pós-graduado em História e em Marketing, mestre em Administração e Negócios, professor universitário e vereador. Ele iniciou afirmando que sua fala seria principalmente uma reflexão da educação brasileira atual, citando alguns dados que mostram a defasagem desse setor, principalmente quando se trata de evasão escolar.

Outro problema é a falta de formação adequada de professores, comentando que destes profissionais lecionam outras disciplinas que não as quais têm conhecimento. Outro índice alarmante é o do analfabetismo funcional, atingindo 8% dos alunos do Ensino Médio e 4% dos universitários. Périco ainda falou sobre o grande problema dos dias atuais: o celular e o uso extremado da internet como fonte de informação. 

Citou ainda sobre as condições precárias de algumas escolas, o analfabetismo entre adultos e determinadas técnicas pedagógicas que julga preocupantes. “Nós temos que brigar pelo investimento lá na base, pois nos primeiros anos de vida é que as crianças precisam ser estimuladas”, afirmou. Frisou também a importância da infraestrutura não somente escolar, mas também da moradia das crianças, e como isso influencia na formação e não deve ser negligenciado. 

Juntamente com os problemas atuais, o professor trouxe informações sobre políticas que podem trazer soluções para o futuro educacional. Finalizou com um questionamento sobre o que podemos fazer para que a próxima geração seja realmente livre e tenha pensamento crítico, e as habilidades que as escolas devem passar aos alunos para isso se tornar realidade.

Foram arrecadados 40 quilos de doações para o Banco de Alimentos de Caxias do Sul. No local, também foi realizada a Feira da Solidariedade, divulgando entidades sociais parceiras da ADCE Caxias do Sul.


Cadastre-se e receba nossas novidades