image

Institucional

Conheça mais sobre a ADCE, suas origens e rumos que tomaremos em nosso próspero futuro. Aproveite e também assista ao nosso vídeo institucional sobre a entidade.

  • Diretoria

    ADCE – Associação de Dirigentes Cristãos de Empresas - Caxias do Sul

    GESTÃO 2018

    DIRETORIA EXECUTIVA
    Gelso Luis Furlin – Presidente
    Darci De David – Vice-presidente e Tesoureiro

    CONSELHO CONSULTIVO
    Juarez Fochesatto - Presidente
    Gabriel Francisco Mognaga
    Nilto Pelegrino Rech
    Agenor Fortuna de Carvalho
    Antônio Carlos Rodrigues Paim
    Darci Afonso Haas
    Euclides Antônio Sirena
    Fátima de Carvalho
    Geremias Rech
    Humberto Edson Cervelin
    Ivanir Nicchetti de Campos
    Jaime Lorandi
    Jairo Antunes
    João Antônio Calcagnotto
    João Carlos Finger
    Luceval Delazzeri
    Márcio Onzi
    Milton José Cemin
    Moacir Basso
    Olivir Hilário Viezzer
    Rosa Maria Calcagnotto
    Sérgio Antônio Modelski
    Vera Lúcia Brandalise Dal Bello
    Vilson Vitor Betanin

    CONSELHO FISCAL
    Cristiano Grillo
    Elisa Brandalise
    Juarez Fochesatto
    Rodrigo Onzi

    SUPLENTES
    Ariane Belinot
    Jaqueline Mognaga
    Julio Cambruzzi

    DIRETOR ESPIRITUAL
    Frei Álvaro Morés – Orientador Espiritual

    SECRETÁRIA EXECUTIVA
    Ivana Concer Zanatta

  • Estatuto

    Nosso estatuto encontra-se disponível para download através do link abaixo:

    Clique aqui para fazer download

  • Histórico

    A ADCE – Associação de Dirigentes Cristãos de Empresas foi fundada em 1931, em Bruxelas, por um grupo de empresários que decidiram adotar os princípios cristãos como forma de desenvolvimento socioeconômico do homem, da empresa e da comunidade. Está presente em 22 países e em mais 21 com entidades correspondentes. Chegou ao Brasil em 1961 e hoje está presente em sete estados brasileiros e entre estes, desde 1963, o Rio Grande do Sul, que atualmente possui cinco regionais da associação. A Regional de Caxias do Sul, conhecida como Regional da Serra, foi fundada em 18 de outubro de 1985.

    O primeiro encontro de reflexão desta Regional foi realizado em outubro de 1985, no Centro de Pastoral São Paulo da Cruz. Em 1986, aconteceu o segundo encontro, o primeiro formado por mulheres e, também, o primeiro feminino promovido na América Latina. Contabilizamos 63 eventos e já preparamos cerca de 1.700 dirigentes cristãos de empresas nestes 30 anos de história.

    A partir de 1991, a ADCE – Regional Serra passou a prestar homenagem ao “Dirigente Cristão do Ano”, aquele que, pela filosofia da entidade, destaca-se na comunidade mostrando novas formas de evangelizar e harmonizar o meio empresarial e a sociedade. O título é concedido ao Dirigente que comunga dos ideais contidos nos ensinamentos sociais cristãos e que contribui para a construção de uma sociedade mais justa e humana. São exemplos de pessoas que fazem a diferença, trabalhando pelo bem comum acima dos interesses individuais.

    Em 2015, a entidade passou a se chamar ADCE Caxias do Sul.

  • Missão, visão e princípios

    Missão

    Ser luz para a prática dos princípios da Doutrina Social Cristã nas empresas.

    Visão

    Consolidar-se como uma entidade cristã, de referência ética no meio empresarial e comunitário, respeitada, capaz de aglutinar e formar líderes, sendo fonte de disseminação dos princípios da humanização das relações nas empresas.

    Princípios da ADCE Caxias do Sul:

    • A dignidade humana
    • A primazia do bem comum no processo decisório
    • A construção de organizações solidárias
    • A seriedade e coerência em iniciativas e posicionamentos
    • A solidariedade e o lucro legítimo nos ambientes empresariais
    • A inovação e o envolvimento com a comunidade
    • A sustentabilidade econômica, social e ambiental
  • Palavra do presidente

    Inicio minha fala agradecendo ao grande arquiteto do universo pela oportunidade em servir a ADCE Caxias do Sul enquanto presidente durante o ano de 2018. Entidade ecumênica com mais de 30 anos de história, comprometida em humanizar o ambiente empresarial, ela engaja os adeceanos no caminho do bem comum e exigirá planejamento, união, dedicação, ternura e vigor durante minha gestão. Para isso, conto com o apoio do vice-presidente Darci de David e com a participação dos adeceanos e dos apoiadores de gestão, para que os desafios sejam todos superados.


    A convite do amigo Ivanir Nichetti de Campos, o Gaudério, participei da 68ª edição do Encontro de Reflexão em 2012, onde tive oportunidade de entender e levar a espiritualidade para dentro da minha empresa, convivendo com os colaboradores em harmonia. Percebi claramente o quanto a família contribui e fortalece a fé, a compreensão, a paz e a harmonia para se viver melhor na sociedade. Foi uma ótima experiência de vida, que recomendo a todos que pretendem entender o verdadeiro sentido da vida, com amor e perdão na família, no trabalho, na sociedade, na Igreja e na fé.


    Durante este mandato, continuaremos a missão de formar lideranças éticas por meio da Doutrina Social Cristã e, com isto, difundir e conscientizar as lideranças para que observem seus princípios nos relacionamentos. Continuaremos no caminho já inicialmente trilhado por tantos valorosos adeceanos, a exemplo de Juarez Fochesatto, do qual orgulhosamente fui vice-presidente durante sua liderança em 2017. Manteremos e estimularemos a continuidade das atividades, encontros e eventos já planejados.


    Atuaremos de forma ética em todas as frentes, para gerar credibilidade e capacidade de influenciar nos comportamentos. Com isso, formaremos pessoas para trabalharem com ética nas suas empresas, e incentivaremos os adeceanos a atuarem como líderes nas famílias e nas suas ações. Ainda, orientaremos para que as pessoas cuidem de tudo que é de bem comum e acompanharemos as lideranças políticas, afim de que também sigam os princípios e os valores que representamos. As metas são desafiadoras, mas com o apoio de todos manteremos a entidade na caminhada do bem. 


    Sejamos luz nas famílias, nos locais de trabalho, na sociedade e nas instituições religiosas. Sejamos bons exemplos, vivendo aquilo que pregamos e pregando, com convicção, de acordo com o que vivemos. 



    Gelso Luis Furlin

    Presidente Gestão 2018


Cadastre-se e receba nossas novidades